Etiqueta CLASSE+

O sistema CLASSE+ para etiquetagem energética de produtos (originalmente designado por SEEP) é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios.

Em concreto, a etiqueta CLASSE+ visa dar resposta à ausência de etiqueta europeia obrigatória para alguns produtos que afetam o desempenho energético dos edifícios, como janelas, isolamentos, tintas, etc. O objetivo é proporcionar aos consumidores uma referência simples e de fácil interpretação quando procuram soluções energeticamente mais eficientes para estes e outros materiais e soluções com influência no conforto e no consumo energético dos edifícios.

O desempenho energético dos produtos está classificado numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), semelhante à etiqueta energética dos eletrodomésticos. Através desta referência à classe energética, é possível ao consumidor estabelecer, desde logo, um requisito mínimo para a eficiência energética da solução que se propõe adquirir, bem como comparar o desempenho entre diferentes propostas que receba.

A etiqueta CLASSE+ não tem custos para o consumidor, permite uma escolha mais informada e promove o conforto e a poupança de energia das famílias, com benefícios para a economia e para o ambiente.

Clique na etiqueta para saber mais...
Etiqueta CLASSE+​

Janelas Eficientes

As janelas são o primeiro produto com etiqueta CLASSE+, pois são o elemento na envolvente dos edifícios onde existe maior potencial de intervenção e no qual as famílias (e as empresas) estão mais disponíveis para investir. A etiqueta energética CLASSE+ não abrange janelas horizontais ou obliquas (clarabóias), nem portas.

Com a etiqueta CLASSE+ é fácil escolher janelas eficientes. Veja no folheto “3 Passos para Janelas Eficientes” para encontrar as empresas certas e consulte o “Guia Técnico para Janelas Eficientes” para fazer uma escolha exigente e informada. .

Faça o download do documento

Faça o download do documento

Identificação única CLASSE+

Cada etiqueta CLASSE+ tem um código de identificação específico (ID CLASSE+) e um código QR que lhe permite consultar as características técnicas e conhecer o fornecedor das suas janelas. Além de incluir a etiqueta colorida na documentação final entregue aos clientes, as empresas podem colocar uma etiqueta de registo no próprio caixilho, permitindo o acesso até muito depois da instalação.​​ 

Além de incluir a etiqueta colorida na documentação final entregue aos clientes, as empresas podem colocar uma etiqueta de registo no próprio caixilho, permitindo o acesso até muito depois da instalação.​​

Identificação única CLASSE+​

Instaladores de janelas eficientes CLASSE+​

Uma janela eficiente deve ter uma instalação de qualidade, feita por profissionais devidamente qualificados. O sistema de etiquetagem CLASSE+ proporciona formação a instaladores de janelas.

Só com uma instalação adequada será possível recolher os benefícios de conforto e de poupança proporcionados por janelas de qualidade com desempenho comprovado pela etiqueta CLASSE+. 

Poupar com a etiqueta

Poupar com janelas eficientes CLASSE+

Todos queremos viver na casa perfeita. Mas, quando tentamos tornar real a nossa casa de sonho, muitas vezes esquecemos aspetos que influenciam decisivamente os gastos com a energia necessária para vivermos com conforto.

Com a etiqueta CLASSE+, é mais fácil escolher os produtos mais eficientes energeticamente, garantindo o conforto na sua casa e evitando o desconforto na carteira. 

 

Por exemplo, a substituição de uma janela vulgar, de vidro simples e sem corte térmico, por uma janela “A+” significa menos 50% de perdas de energia e menos gastos. A isso acrescem benefícios de saúde associados à melhoria do conforto da habitação, bem como uma valorização do próprio imóvel.

Tudo junto e no final, são muitos euros na carteira que ajudam a compensar o investimento feito em janelas mais eficientes.​

Para saber mais detalhes sobre as poupanças associadas à escolha de janelas mais eficientes

Etiqueta energética europeia

A etiqueta energética europeia, que surgiu à mais de 25 anos e que hoje nos é tão familiar nos eletrodomésticos, televisões, lâmpadas, equipamentos de ar condicionado, etc. foi a inspiração da etiqueta energética CLASSE+.

A ideia da etiqueta energética é simples: apoiar os consumidores na consulta ao mercado e identificação de produtos energeticamente mais eficientes. A etiqueta impulsionou o desenvolvimento de produtos eficientes e inovadores, reduzindo drasticamente o consumo de energia e o custo dos produtos.

Após 25 anos, escala da etiqueta, entre A+++ a G, tornou-se menos eficaz e a como tal a União Europeia decidiu rever esta ferramenta de apoio ao consumidor. Redimensionou e otimizou a etiqueta energética de acordo com as necessidades dos consumidores regressando à escala de A a G. A nova etiqueta está a ser introduzida no mercado gradualmente, entrando no mercado, lojas físicas e online, já em março de 2021 para aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa e louça e televisores e em setembro de 2021 para fontes de luz.    

Conheça a nova etiqueta energética consulte o site: novaetiequetaenergetica.pt

 

Os demais grupos de produtos atualmente abrangidas pela regulamentação de etiquetagem energética adotarão esta nova etiqueta progressivamente. Saiba mais sobre a etiqueta no Manual da Etiqueta Energética Europeia.

Poupar com iluminação e eletrodomésticos mais eficientes

Para além da poupança associada a uma escolha informada com a etiqueta energética CLASSE+, também pode ficar a saber como poupar com a escolha de lâmpadas e eletrodomésticos mais eficientes usando a etiqueta energética europeia aplicável a este tipo de equipamentos.

Através do Portal casA+, consegue solicitar orçamentos, pedir esclarecimentos e propostas aos profissionais e empresas registados no Portal. Para este efeito, o casA+ reúne empresas de prestação de serviços em todas as áreas de ação para a melhoria do desempenho energético e hídrico da casa.

Utilize o simulador CasA+ para estimar as poupanças associada à substituição de equipamentos antigos por novos com classificação energética superior.