Sede da Vodafone

Empresa:

Vitropor

Localização:

Porto

Inaugurado em pleno coração da Avenida da Boavista, o Edifício Vodafone desde cedo se tornou um ícone arquitectónico da cidade do Porto. A arquitetura peculiar caracterizada por uma envolvente arrojada sem orientação definida permite a “semelhança a um diamante em bruto”, obra da autoria dos arquitetos José António Barbosa e Pedro Guimarães, do atelier Barbosa & Guimarães.
A imagem dinâmica e nada convencional deste edifício, é alcançada recorrendo a materiais como o betão de cor branca alternado com áreas envidraçadas irregulares e contínuas, que criam boas condições de iluminação natural nos escritórios. Para garantir a geometria da envolvente, a empresa transformadora de vidro plano, Vitropor, aderente ao CLASSE+, forneceu vidro duplo temperado Sunguard 60/40 com H.S.T. pelo exterior com 8 mm + caixa de ar de 12 mm com selagem de fabricação a silicone resistente à radiação ultravioleta e vidro laminado 44,1 pelo interior, feitos à medida para a caixilharia em aço inox. Estas soluções envidraçadas da série Vitrotermo, permitem conciliar benefícios como o isolamento térmico, acústico e segurança dos ocupantes.

Características Vidro Vitrotermo:

Isolamento acústico Rw=39 (-1, -4) dB;
Permite redução de consumo de energia, Ug=1.6 g=0,4;
Permite bloquear cerca de 99,5% dos raios solares.
Os vários pisos do edifício dispõem ainda de estores interiores verticais de cortina autoportante com ruptura de ponto térmico “SCHUCO FW50+ SG”, instalados em toda a dimensão dos vãos de forma a regular o índice de iluminação.
O edifício da Vodafone no Porto já foi reconhecido pelo prémio Building of the Year, na categoria Institutional Architecture, pelo ArchDaily, e é considerado um dos 20 escritórios mais surpreendentes do mundo pelo The Cool Hunter, especializado em cultura e design.