A Charneca Alumínios, empresa aderente ao CLASSE+ desde 2020, altamente qualificada a operar no setor da caixilharia de alumínio e PVC há mais de 40 anos, dá-nos a sua perspetiva sobre o setor das janelas, em três perguntas:
Acompanhamos com atenção, de modo a conseguir passar aos nossos clientes as soluções que aportam vantagens técnicas e também em termos de sustentabilidade, questão essa cada vez mais presente e com mais relevância no quotidiano.
A Etiquetagem CLASSE+ é uma ferramenta importante na comparação de produtos, que permite ao cliente “normal” que não tem conhecimentos técnicos, uma fácil apreciação da qualidade do produto. Para nós, enquanto empresa, estarmos associados à etiquetagem CLASSE+, aporta um fator diferenciador que nos distingue e nos posiciona num patamar de qualidade que é facilmente reconhecido pelo cliente.
Pensamos que os desafios serão cada vez maiores pela dificuldade de recrutamento de mão de obra de qualidade para o setor, bem como a previsível diminuição do volume de construção num futuro próximo. Isto num setor que recentemente foi alvo de investimentos significativos de aumento da capacidade instalada, podendo estes fatores criar constrangimentos significativos.
Relativamente a oportunidades, acreditamos que a nossa empresa, ao manter o atual patamar de qualidade, se irá distinguir cada vez mais da concorrência. Por outro lado, existe ainda um imenso mercado por cobrir, que corresponde ao parque habitacional com envidraçados de péssima qualidade, que urge renovar e atualizar para assim combater a pobreza energética. Como pudemos constatar nos programas do Fundo Ambiental, que estiveram em vigor recentemente e que apoiavam a troca de janelas, havendo um pequeno incentivo da parte do Estado, as pessoas tendem a corresponder.
Agradecemos o testemunho da Charneca Alumínios e a partilha da sua perspetiva sobre o setor das janelas em Portugal.
Lisboa, 24 de Abril de 2024