A reabilitação do Parque escolar da Escola Rainha D. Amélia reflete a missão do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, particularmente a nível dos elevados parâmetros de sustentabilidade ambiental e de eficiência energética, que envolveu a empresa aderente ao CLASSE+, Caixiave. Num total de 7 750 m2 de área remodelada, verificou-se a melhoria das condições de uso, de gestão e de manutenção da escola. Procedeu-se à reorganização do seu espaço global para um melhor aproveitamento por parte dos ocupantes e para a criação de uma paisagem mais harmoniosa. Também se procedeu à construção de um novo corpo de ligação entre os edifícios existentes, com uma area de 2 400 m2.
Esta obra de elevadas dimensões levou à remodelação da envolvente do edifício, na qual se incluiu a substituição dos vãos envidraçados. Para realizar esta tarefa, a Caixiave foi a empresa encarregue pelo fornecimento de 455 janelas eficientes da série IDEAL (70, 70 Plus e 85), com classe energética A e A+.
As janelas em questão são constituídas por perfil de PVC da Aluplast , com elevado desempenho térmico e por vidro duplo, com fator solar de 0,42 e índice de atenuação acústica 36 dB. Estas janelas eficientes contribuem para uma melhoria significativa do conforto térmico dos alunos e docentes durante o período letivo, ao mesmo tempo que evitam perturbações sonoras, criando um ambiente mais favorável à aprendizagem.
Características da janela
Isolamento acústico Rw=36 dB;
Permite redução de consumo de energia, Uw=1,85 W/m2.K e g=0,42;
Transmissão luminosa = 64%
Classe de permeabilidade ao ar= classe 4