CLASSE+ marca presença no Encontro anual da EWFA

O Sistema de etiquetagem energética CLASSE+, desenvolvido pela ADENE para as janelas, pretende alargar a sua área de atuação de classificação do desempenho energético a outros materiais da envolvente do edifício como é o caso das películas de controlo solar (PCS) para janelas.

A 14 de março, o CLASSE+ esteve presente no Encontro Anual das entidades do setor das películas, dinamizado pela EWFA – European Window Film Association, para apresentar os trabalhos realizados para a concretização de um selo de conforto para as películas de controlo solar (PCS) para janelas.

Este selo de conforto para as PCS, que resulta de um esforço conjunto entre a ADENE, o IteCons e o Instituto Superior Técnico (IST), e em articulação com a EWFA, pretende promover a literacia relacionada com as películas, através de um instrumento que evidencie de forma ágil e simples os benefícios destas soluções aplicáveis em casos de sobreaquecimento de espaços com janelas e onde exista grande incidência solar.

O CLASSE+ lançou também o desafio de Casos Piloto às empresas do setor presentes no evento, para que as mesmas se possam envolver e participar na implementação do selo. Os casos piloto têm como objetivo o estudo do mercado em si, mas também contabilizar o impacto das PCS comparando os consumos energéticos antes e após a instalação da solução.

O evento contou também com a participação de João Gomes, Presidente da ANFAJE – Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes e Maria Glória Gomes, professora do IST, que refletiram sobre o atual estado das janelas do parque edificado português e nas inúmeras oportunidades de intervenção, mencionando as PCS como soluções aliadas da eficiência energética e realçando os seus benefícios em termos de conforto e sustentabilidade.

O Encontro anual da EWFA reuniu cerca de 25 empresas do setor, desde fabricantes de películas internacionais a empresas distribuidoras nacionais, permitindo a troca de experiências e informação, e o debate de temas como eficiência energética nos edifícios e perspetivas futuras para o setor.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 de Março de 2024