A etiqueta energética CLASSE+ permite conhecer e comparar, de forma clara e simples, o desempenho energético de produtos, materiais e soluções, o primeiro dos quais são as janelas. Para saber mais sobre a etiquetagem CLASSE+, consulte a área “Conhecer”.
Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ podem emitir essas etiquetas e, dessa forma, mostrar o desempenho energético dos seus produtos, dando-o a conhecer aos seus clientes e público em geral. Se é empresa do sector das janelas e pretende aderir, consulte a área “Participar”.
Abaixo pode encontrar as empresas atualmente aderentes ao sistema CLASSE+, com destaque para aquelas de demonstram maior envolvimento com a marca.
A listagem completa de aderentes é distinguida entre:
Para assegurar uma instalação de qualidade que potencie e mantenha o bom desempenho das janelas etiquetadas é importante que o técnico instalador tenha competência e experiência adequados.
Ao frequentarem o curso de “Técnicos Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+”, ministrado pela Academia ADENE, estes profissionais complementaram o seu conhecimento ou saber prático com formação técnica mais avançada, preparando-os para uma execução em obra de ainda maior qualidade.
Se forem verificados os requisitos de formação e experiência necessários, passam a constar da lista de instaladores reconhecidos e credenciados.
Pode aceder à lista de instaladores reconhecidos até ao final de 2019 aqui.
Se é profissional do setor e pretende saber mais sobre a formação de instaladores, consulte a área Participar.
Cada produto tem uma etiqueta única, com um código de identificação individual, designado de ID CLASSE+. Ao consultar o ID CLASSE+ da sua janela ou produto, vai ter acesso às suas características técnicas, à empresa que a forneceu e aos profissionais que fizeram a instalação. Para um acesso mais direto pode ainda usar o código QR que consta na etiqueta da sua janela.
Nota: Para etiquetas emitidas antes de 1 fevereiro de 2019 apenas pode ser apresentada a informação de um número limitado de parâmetros.
Atualmente existem vários incentivos financeiros, como o Programa Casa Eficiente 2020, o IFRRU 2020 e o Fundo de Eficiência Energética, onde a demonstração do desempenho energético através da etiqueta CLASSE+ é um requisito obrigatório.
A etiqueta CLASSE+ permite assim que os proprietários de imóveis ou promotores de projetos tenham acesso a estes instrumentos, no que diz respeito às intervenções na envolvente envidraçada dos edifícios.
Este programa dirige-se a proprietários de frações de edifícios de habitação e conceder empréstimos, em condições bonificadas, para operações de melhoria do desempenho energético e hídrico dos edifícios.
Entre os requisitos aplicáveis, destacamos a exigência de as janelas a instalar apresentarem classe energética igual ou superior a “B” de acordo com a etiquetagem energética de janelas CLASSE+ e a instalação seja efetuada por um “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+”.
Assim, para proceder com a candidatura à substituição de janelas é necessário contactar uma empresa aderente CLASSE+ inscrita no diretório de empresas do programa e pedir orçamentos de janelas eficientes com etiqueta CLASSE+ a instalar por profissional credenciado.
Pode saber mais sobre o programa em Casa Eficiente 2020 ou contacte-nos.
O IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às do mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.
Para efetivar a candidatura a este instrumento é necessário cumprir requisitos específicos de eficiência energética, conforme “Catálogo de Soluções Técnicas” do programa.
No caso das janela s, é necessário que as mesmas tenham:
Para mais informações sobre este instrumento financeiro consulte o site Portugal Habitação ou contacte-nos.
“O programa “Vale Eficiência” enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional, possibilitando o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias, contribuindo para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.”
Ao abrigo do programa pretende-se entregar 100.000 “vales eficiência” a famílias economicamente vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 € acrescido de IVA, para que possam realizar intervenções na sua habitação, entre as quais a substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética mínima igual a “A”.
Saiba mais sobre o Vale Eficiência aqui
O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis no âmbito do Fundo Ambiental, fornece apoios a intervenções em edifícios visando a sua sustentabilidade e a reabilitação energética. São elegíveis pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, unifamiliares, de frações autónomas em edifícios multifamiliares ou de edifícios multifamiliares, construídos até ao final do ano de 2006. No caso da substituição de janelas é requisito solicitar janelas com classe A+, sendo a taxa de comparticipação de 85%, com um limite de 2000€. Saiba mais em aqui.
O desenvolvimento sustentável está em grande parte dependente da transição para uma economia de baixo carbono. O desafio é grande, mas existem cada vez mais entidades que se empenham em encontrar soluções, através de ações imediatas que influenciem o aumento da eficiência energética.
Neste contexto, a ADENE criou a Rede de Parceiros CLASSE+, a qual reúne entidades empenhadas em promover a eficiência energética nas suas atividades.
Ao integrar na rede os parceiros estas entidades vão ter um maior envolvimento na promoção da etiquetagem energética de produtos CLASSE+, ao mesmo tempo que são reconhecidas publicamente como agentes ativos na promoção da eficiência energética.
Atualmente com mais de 50 parceiros, a rede é constituída por um leque muito variado de entidades, como gabinetes de arquitetura, agências de energia, municípios, entre muitos outros.
Se a sua organização promove a eficiência energética, participe também. Saiba como aqui.