O CLASSE+, sistema para etiquetagem energética de produtos da ADENE, participa na Conferência CEES 2023 (International Conference on Construction, Energy, Environment and Sustainability) com o artigo “Contribution of efficient windows to archive NZEB” escrito por Carolina Costa e Mariana Simões , técnicas especialistas na Direção de Sustentabilidade e Mobilidade.
O evento que reúne especialistas, investigadores e profissionais para discutir e compartilhar conhecimentos e experiências sobre a atualidade das áreas da construção, energia, meio ambiente e sustentabilidade está a ocorrer no Funchal desde dia 27 até 30 de junho.
Através da análise dos dados do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE), verifica-se que quase 60% das oportunidades para melhorar o desempenho dos edifícios em Portugal residem nos produtos da envolvente dos edifícios, incluindo o isolamento de paredes e coberturas (48%) e a substituição de janelas (12%) por outras mais eficientes. Este estudo tem como base a utilização do algoritmo do sistema voluntário de etiquetagem energética de janelas, o CLASSE+, possibilitando assim a estimativa do consumo específico de energia no verão e no inverno em edifícios com diferentes tipos de janelas e, consequentemente, as emissões anuais de CO2 associadas. Por fim, relacionando o desempenho das janelas com as necessidades energéticas e as emissões dos edifícios, é possível avaliar o papel e a contribuição das janelas para a norma de Edifícios de Energia Quase Nula (nZEB) e para a redução das emissões de CO2 no parque edificado existente.
Leia aqui o Abstract do artigo.