Testemunhos com

classemais

A Deceuninck, empresa aderente ao CLASSE+ desde 2019, dedicada principalmente à conceção, fabrico e comercialização de sistemas de perfis de alto rendimento para janelas e portas, tendo como base a inovação, o design e a ecologia, dá-nos a sua perspetiva sobre o setor das janelas, em três perguntas:

  • Como acompanham a constante inovação e sustentabilidade do setor?

A estratégia da Deceuninck baseia-se em três pilares fundamentais: fiabilidade, inovação e sustentabilidade. Continuamos em constante desenvolvimento e a apostar em novos sistemas cada vez mais sustentáveis, como é o caso do perfil Elegant Infinity Thermofibra que se destaca pela sua inovadora tecnologia, baseada na fibra de vidro (que reduz o seu peso em 30%), pelo seu caixilho com apenas 76 mm de profundidade e pelos seus 6 pontos de estanquidade, que aumentam o isolamento térmico, acústico e a durabilidade.

A Deceuninck dispõe de um centro de reciclagem com capacidade para 45.000 toneladas de material reciclado, o que lhe permite diminuir em 2,3 milhões o número de janelas descartadas que, após o processo de transformação, voltam ao mercado com o mesmo desempenho. Além disso, a Deceuninck pauta-se pela transparência em todas as atividades e incorpora a sustentabilidade em todas as dimensões de negócio. Entre as certificações já obtidas pela empresa contam-se o selo VinylPusR, pelo uso de PVC mais sustentável em vários produtos, e o selo Eucertplast, pelas atividades de reciclagem.

  • Quais os principais desafios e oportunidades no setor dos vãos envidraçados em Portugal?

Todos os dias somos confrontados com novos desafios, sendo que todos nós temos de ter maior consciência quanto à importância da eficiência energética nos nossos edifícios, como tal, um exemplo é a substituição de janelas antigas por janelas eficientes e, com isto, conseguimos não só uma poupança no consumo energético, mas também melhoramos o conforto das nossas casas e minimizamos alguns problemas de saúde. Em Portugal ainda há muito a fazer nos nossos edifícios, não só no setor dos envidraçados, mas em toda a sua envolvência para minorar as deficiências energéticas.

  • Que vantagens a implementação da etiquetagem CLASSE+ trouxe para a vossa empresa?

A etiqueta CLASSE+ veio beneficiar tanto os fabricantes de janelas como o consumidor final, pois desta forma os clientes conseguem assegurar o desempenho energético e a eficiência das suas janelas, trazendo mais confiança ao produto.

 

Agradecemos o testemunho da Deceuninck e a partilha da sua perspetiva sobre o setor das janelas em Portugal.

 

Lisboa, 26 de junho de 2024